Estudo mostra que a homofobia envolve relação de medo

Sex, 21/01/2011 - 09h20 - Amor e Sexo postar comentário

Estudo mostra que a homofobia envolve relação de m

Um estudo feito pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP apontou que o preconceito contra homossexuais pode estar baseado em sentimentos de baixa dominância, como medo e vergonha, indicando que a homofobia seria um comportamento defensivo.

Os resultados sugerem que, diante de um grupo com orientação sexual diferente, as pessoas tendem a ficar mais acuadas ou receosas, indicando que esses sentimentos devem ter maior influência no preconceito do que o ódio propriamente dito.

Publicidade

Realizado pela pesquisadora Cristina Lasaitis, o estudo, tema de dissertação de mestrado, analisou as emoções envolvidas no tabu da homossexualidade e comparou as diferenças entre grupos de voluntários com diferentes níveis de preconceito: homo e bissexuais, heterossexuais sem preconceito e heterossexuais que se declararam preconceituosos. Para isso, foram avaliados 39 voluntários, sendo 9 homens heterossexuais e 9 gays ou bissexuais, 10 mulheres heterossexuais e 11 lésbicas ou bissexuais. Os voluntários foram recrutados mediante o preenchimento de um questionário que avaliava, entre diversos assuntos, o seu nível de preconceito.

O experimento foi realizado individualmente em uma sala onde cada voluntário assistia a uma apresentação de 40 imagens de diversos tipos, como de casais hétero e homossexuais em cenas eróticas e fotos sem cunho sexual, como de animais e paisagens. O voluntário relatava o que sentia perante cada imagem através de uma escala que media os níveis de prazer, alerta e dominância e durante a exibição das imagens eram tomadas medidas fisiológicas, como suor das mãos, temperatura e movimento dos músculos faciais. "Essas medidas eram uma observação direta daquilo que os voluntários declararam nas escalas de emoção. Por exemplo, o suor das mão sem excesso indicava um alto nível de alerta perante a imagem apresentada.", explica Cristina.


Através das medições, a pesquisa apontou que os homens heterossexuais se sentiram incomodados ao verem especificamente imagens de casais gays. Em contrapartida, as mulheres heterossexuais mostraram desagrado moderado frente a imagens de casais homossexuais, independentemente se fossem de gays ou de lésbicas. Já os voluntários homo e bissexuais apresentaram níveis de prazer altos e semelhantes para imagens dos três tipos de casais.

41 comentários

postar comentário

ATENTAD O EM PUDOR DE UMA NAÇÃO

A questão básica não é ser ou não ser preconceituoso e se está ou não sofrendo qualquer tipo de fobia. Não importa quantos ensaios sejam feitos com insignificante número de pessoas com diferentes tendências sexuais ou outras quaisquer tendências que se incompatibilize com o comportamento pudorizado, ético e moral, de uma NAÇÃO. Jamais devemos nos conformar que atos despudorizados venham ultrajar o mínimo de dignidade que se possa fazer sobrevir na alma de uma NAÇÃO. Que os que tenham tendências adversas as vivam na intensidade de suas convicções sem que se pretenda colocar toda NAÇÃO na vala do mesmismo sentimental da ambígua moralidade homossexual. Não há nada, que envolva a vida da humanidade, que deixasse rastro de qualquer propabilidade de que as tribos (nômades ou não) e nações se formaram apartir de um processo SIDOMÍTICO. O que testemunhamos no atual processo do chamado ajuste das desigualdades é um incontestável ULTRAJE AO PUDOR, ISTO É, A POUCA VERGONHA UNIVERSALIZADA, em nome da igualdade de direitos FUNDAMENTAIS, O que deduzo de tudo isso é que a ELITE que se encavernou nas sombras de suas tendências, finalmente, colocaram suas caras anônimas para serem conhecidas. Digo mais ainda: OS MINISTROS DO STF, implantaram no PAÍS o direito de fazer APOLOGIA, a qualquer tipo de tendência em dos DIREITOS DE MINORIA. Não se pode impôr a uma NAÇÃO a condição e igualdade específica entre o casamento com 'STATUS' de familia entre dois homens ou duas mulhers no mesmo sentido preceituado pela CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Como somos leigos e ignorantes, passariamos a entender que o mesmo princípio valeria para a comparação entre um LADRÕES X HONESTOS, TRAFICANTES X TRABALHADORES, CORRUPTOS X INCORRUPTOS, ETC., ETC.!!! Pois se trata de minorias. ' NO MEU ENTENDIMENTO A DECADÊNCIA DE UMA NAÇÃO (POVO) começa pelo enfraquecimento dos seus princípio basilares da ÉTICA E DA MORAL. UMA NAÇÃO SEM MORAL ESTÁ FADADA A CHAFURDAR-SE NA LAMA!!!

Qua, 29/06/2011 - 08h42    |   Reportar abuso
responder comentário
Ágora Pública Ágora Pública

A questão básica não é ser ou não ser preconceituoso e se está ou não sofrendo qualquer tipo de fobia. Não importa quantos ensaios sejam feitos com insignificante número de pessoas com diferentes tendências sexuais ou outras quaisquer tendências que se incompatibilize com o comportamento pudorizado, ético e moral, de uma NAÇÃO. Jamais devemos nos conformar que atos despudorizados venham ultrajar o mínimo de dignidade que se possa fazer sobrevir na alma de uma NAÇÃO. Que os que tenham tendências adversas as vivam na intensidade de suas convicções sem que se pretenda colocar toda NAÇÃO na vala do mesmismo sentimental da ambígua moralidade homossexual. Não há nada, que envolva a vida da humanidade, que deixasse rastro de qualquer propabilidade de que as tribos (nômades ou não) e nações se formaram apartir de um processo SIDOMÍTICO. O que testemunhamos no atual processo do chamado ajuste das desigualdades é um incontestável ULTRAJE AO PUDOR, ISTO É, A POUCA VERGONHA UNIVERSALIZADA, em nome da igualdade de direitos FUNDAMENTAIS, O que deduzo de tudo isso é que a ELITE que se encavernou nas sombras de suas tendências, finalmente, colocaram suas caras anônimas para serem conhecidas. Digo mais ainda: OS MINISTROS DO STF, implantaram no PAÍS o direito de fazer APOLOGIA, a qualquer tipo de tendência em dos DIREITOS DE MINORIA. Não se pode impôr a uma NAÇÃO a condição e igualdade específica entre o casamento com 'STATUS' de familia entre dois homens ou duas mulhers no mesmo sentido preceituado pela CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Como somos leigos e ignorantes, passariamos a entender que o mesmo princípio valeria para a comparação entre um LADRÕES X HONESTOS, TRAFICANTES X TRABALHADORES, CORRUPTOS X INCORRUPTOS, ETC., ETC.!!! Pois se trata de minorias. ' NO MEU ENTENDIMENTO A DECADÊNCIA DE UMA NAÇÃO (POVO) começa pelo enfraquecimento dos seus princípio basilares da ÉTICA E DA MORAL. UMA NAÇÃO SEM MORAL ESTÁ FADADA A CHAFURDAR-SE NA LAMA!!!

Qua, 29/06/2011 - 08h26    |   Reportar abuso
responder comentário
ÁgoraPublica ÁgoraPublica

Se um sujeito tem desejo sexual por crianças, dirão que ele tem um desvio. Se um sujeito tem desejo sexual por animais, dirão que ele tem desvio. E quando um sujeito tem desejo pelo seu próprio sexo e sente nojo do sexo oposto, é o quê?

Se o sufismo "ismo" denota doença, desvio, então nada mais correto que dizermos HOMOSSEXUALISMO. O "norma" da Natureza é um macho adulto desejar a fêmea aduta e vice versa, o sexo tem como finalidade (claro que não a única, mas a principal) a reprodução das espécies. Desejar sexo com "filhotes" é um desvio, pois estes não estão prontos para procriar. Desejar sex com seres de outras espécies tambvém é visto como desvio, pois não á a possibilidade de haver reprodução. Transar com cadáver, nem preciso comentar. Se tudo isso é considerado desvio, porque não é visto como desvio um sujeito preferir sentar no colo de outro macho do que "possuir uma fêmea", algo inerente à sua espécie?

O que estraga é esta modinha do "politicamente correto" e tenta fechar nossos olhos para algumas verdade, sendo uma delas a de que somos animais, temos instintos, gostamos de sexo e usamos dele para nossa reprodução.

Não prego a violência contra homossexuais e discordo de sua criminalização, mas nem por isso vou fechar meus olhos a achar que isso é "normal", não tem nada demais. A homossexualidade/homossexualismo é uma bizarrice, sim, o que não significa que seu portador seja um ser humano inferior. Só não vou fechar meus olhos e se hipócrita para não achar que ser bicha é só uma opção ou que é descolado.

Ter, 28/06/2011 - 20h50    |   Reportar abuso
responder comentário
Lobo Sagrado Lobo Sagrado

Em certa ocasião um reporter planejou escrever uma matéria sobre o nocaute. Poderia polemizar, porém, sem nenhum fundamento prático. Por fim resolveu programar uma luta de boxe e dasafiou um boxista para a luta. Porém, antes de começar a luta, ele explicou para o boxista que aquela luta tinha uma finalidade especificamente profissional jornalista mas que não empanaria em nada a luta em sí. Foram para o rinque, iniciaram a luta e o reporter foi nocauteado. A partir deste ponto ele obteve todo conteúdo de que precisava para escrever sua matéria.
Ora pessoal essa bobageira de homossexual ou bi, como queiram, entra num campo de especulação por parte dos que desejam falar sobre tal prática, tal como, defender uma tese de mestrado através de experiência com 39 cobaias, e avaliar subjetivamente as reações emocionais alêias, no meu entender é fazer media para inglês ver. Substantivar o medo numa forma comparativa genérica para justificar a prática da sodomia dando aspecto de caráter normal sem, sobretudo, passar por uma prova de experiência pessoal é no mínimo duvidar da inteligência da maioria das pessoas. Cordovil, dizia sem nenhum rebuço: "PEDERASTIA NÃO É ANOMALIA GENÉTICA E NEM DOENÇA, É FALTA DE VERGONHA NA CARA.' E ELE ERA HOMOSSEXUAL!!!!

Sáb, 05/02/2011 - 22h53    |   Reportar abuso
responder comentário
Ágora Pública Ágora Pública

Eu respeito o direito do ser ,vc nao pode exigir do seu semelhante,
Esta escrito no evangelho :
Amai o teu proximo como a ti mesmo
independente de cor,raça,religiao ou escolha de sexo.
Nao aceito mais respeito.

Seg, 31/01/2011 - 00h39    |   Reportar abuso
responder comentário
nancidalva, já que passagens textuais e isoladas da Biblia são repetidas vêzes mencionadas aqui, quero invocar o direito de também mencionar uma passagem do Velho Testamento, quando Ló foi visitado por dois mensageiros e por serem formosos os homens de Sodoma queriam tomá-los o que fez Ló reagir dizendo que não tocassem neles. Pois ele tinha duas filhas que poderiam ser possuidas por eles. Aqueles homens tinham a missão de salvar o sodomitas da destruição prevista, justamente, pela prática da SODOMIA, caso viessem se arrepender. SE fala muito de amor por aqui mencionando o que está escrito na Bíblia, para justificar esse ou aquele ato, porem se omite o que diz a mesma carta sobre os efeminados. Está escrito lá que aqueles não entrarão no reino dos céus. É claro que os ladrões, que pusilânimes, os parricidas, os fornicarios, etc., etc., também, não!!!!!!! ISTO É SÓ PARA REFLETIR. 'DIZ A BIBLIA; 'DURA COISA É CAIR NAS MÃOS DO DEUS VIVO.'
Sáb, 05/02/2011 - 23h28    |    Reportar abuso
Ágora Pública Ágora Pública
Nacidalva, parabenizo-lhe pela sua postura. Isso mostra a pessoa elevada que és. Cada um tem o direito de ser o que quiser. Fico feliz com você. Beijos, Nando.
Seg, 31/01/2011 - 09h33    |    Reportar abuso

Cada um vive da maneira que gosta de viver.Temos que respeitar o ser humano,amar o proximo,seje ele quem for,
nao tenho Pre conceito.

Seg, 31/01/2011 - 00h28    |   Reportar abuso
responder comentário

No mundo em que vivemos dificilmente haverá uma polarização de pontos de vista referentes a criticas ou elogios sobre o comportamento humano. Cada um de nós terá sempre uma visão contraditória ou favorável sobre essa ou aquela conduta. Obviamente que cada ser pensante assume o risco de sua decisão. Se não vejamos: A pessoa que escolheu ser um traficante de drogas. Certamente, no conceito de todos que usam drogas este procedimento deveria ser encarado como uma coisa comum. Sobretudo a grande maioria se opõem por entender que o maleficio daí advindo é altamente devastador. Poderiamos avaliar sobre os que opinaram ser ladrões. Muitos vivem do produto do roubo e poderiam achar que qualquer movimento contra esta prática fosse preconceituosa carregada de fobia. Seria o caso dos especialistas avaliarem cada caso e em sua ficha técnica sugerissem as autoridades constituidas que tornassem legais tais práticas. Há tantas coisas de relevantes importancias, que clama pro prioridade na vida o povo brasileiro, e pouco se faz por elas. ACHO QUE O DELETANTISMO SE TORNOU UMA FEBRE NA CABEÇA DE MUITOS ESPECIALISTAS.

Sáb, 29/01/2011 - 17h50    |   Reportar abuso
responder comentário
Ágora Pública Ágora Pública

Cada um tem o direito de fazer o que quiser com seu corpo e sentimentos. Só que quem não aceita o homossexualismo também deve ser respeitado. É contra a natureza e é também, fazer sexo por sexo e mais nada.

Sáb, 29/01/2011 - 11h08    |   Reportar abuso
responder comentário

Não concordo muito com esta pesquisa. Acho que cada um tem direito de fazer o que quer com o seu corpo e seus sentimenos; só não concordo com aqueles que acham ser homofóbicas as pessoas, que por motivos vários, não aceitam o relacionamento homoissexual. Estes também têm que ser respeitados.

Sáb, 29/01/2011 - 11h01    |   Reportar abuso
responder comentário

Só tenho uma coisa a dizer a essas pessoas que não respeitam as opções que sejam contrarias as suas...COMECEM A MUDAR SUAS OPNIÕES E ATITUDES, PORQUE SE VOCÊS AINDA NÃO TEM NINGUÉM GAY NA FAMILIA, TERÃO!!!

Sex, 28/01/2011 - 14h06    |   Reportar abuso
responder comentário

DEUS criou o homem para mulher e a mulher para o homem que é daí que nasce a luz, homem com homem nasce o que, mulher com mulher nasce o que, todas essas pessoas fazem pacto com o DIABO é por isso que elas fazem isso. DEUS seja louvado com esses tipo de gente, se é que são gente.

Qui, 27/01/2011 - 22h54    |   Reportar abuso
responder comentário
Sr. Júlio César, a essência da democracia é o respeito pela opinião alheia. Respeito seu ponto de vista, mas discordo dele integalmente. Essas pessoas não são do Diabo como o senhor apregoa. E Padres e Pastores envolvidos em atos ilícitos, até em pedofilia e drogas, são o quê? As falsas Religiões, que vivem a enganar o povo e a tomar dinheiro iludindo incautos, são o quê? Os homens e muheres públicos envolvidos em corrupção são o quê? Os homosexuais são pessoas normais e abençoadas por DEUS, que a todos protege. Não nos cabe julgar, isso só DEUS tem condições de fazer. O que interessa é o caráter da pessoa, e não sua sexualidade. Que DEUS esteja sempre contigo, permitindo sempre seu aprimorameo espiritual, para que o senhor veja o mundo e as pessoas como elas são, e não como o senhor quer que sejam. lembre-se: PARA O OUTRO, O PRÓXIMO É VOCÊ. Parabéns para as pessoas que têm caráter e firmeza de serem o que são e assumirem. Fora hipocrisia e homofobia.
Sex, 28/01/2011 - 15h17    |    Reportar abuso
Julio Cesar Alves Julio Cesar Alves

Nossa sociedade equipara pessoas com sexualidade “diferente\" com pessoas sem caráter, como se fossem monstros prontos a causar dano ao próximo, isto é ridículo.
A sexualidade não faz de alguém, um individuo melhor ou pior. o que irá dizer se o individuo é uma pessoa boa ou má é o conjunto de escolhas que ele faz na vida.
Se uma pessoa decide que roubar, enganar matar ou agredir são atos repuguinantes, não é a sexualidade que vai tornar este indivíduo um ser indigno.
De uma vez por todas a sociedade tem que entender que caráter, nada tem a ver com sexualidade. Indivíduos podem ser bons ou não, sendo ele hetero, bi, homo, pam seja lá o que for.
Com relação ao colega que diz não haver casos de hermafroditas na raça humana, isto mostra o gral de desconhecimento. É claro que existem pessoas hermafroditas! O que alias nada tem a ver com homossexualismo; que por sua vez, não ocorre apenas em humanos, mas também entre animais.
Agora vão me dizer estes animais que mantêm relações com indivíduos do mesmo sexo são pervertidos ou foram influenciados por outros pervertidos da mesma espécie!
A sexualidade é algo que vai muito alem de regras sociais.
Comentários como os do colega Ildo, mostra que a falta de conhecimento é o alicerce de todos os preconceitos.
A sociedade não é obrigada a concordar com o homossexualismo; cada um sabe o que é apropriado para si. Porém discriminar, desrespeitar e agredir não são formas de discordar de algo e sim uma forma de mostrar o quanto o ser humano pode ser cruel.

Qui, 27/01/2011 - 18h42    |   Reportar abuso
responder comentário

Estamos dando valor demais aos projetos afetivos das pessoas, sou contra o homossexualismo como meta a ser colocada normal, mas os que praticam deviam levar suas vidas sem tentar enfiar isso guela abaixo da sociedade, deve ser do mesmo modo que é a vida dos heteros, cada um com a sua, se fazem tanto esforço para normalizar e tornar natural é porque sentem que não é assim, na psicanálise a questão do preconceito com as minorias se refere ao medo de ficar igual, pode ser contra pretos, prostitutas, homossexuais, etc. Conheço apenas um rapaz homossexual e não vejo diferença em nada de qualquer outra pessoa, ele não é travesti nem quer se impor, é normal e vive bem, quanto aos parâmetros morais, religiosos, espirituais não adianta remetê-los a ninguém, cada cabeça uma sentença.

Qui, 27/01/2011 - 14h46    |   Reportar abuso
responder comentário
Continuo afirmando e se quiser reportar como abuso vou entender, porem, não mudo a minha opinião que se reportar a raça negra como preto é preconceituoso e agressivo.
Sáb, 29/01/2011 - 17h33    |    Reportar abuso
Elaine, sinto informar que você está errada. A raça é negra e a cor é preta, assim é denominado pelo IBGE, está no Censo! Raça e cor são coisas diferentes. Se for assim, os caucasianos não podem ser chamados de brancos. Veja esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=heCEbYp339U E também sou contra termos que "engolir" a homossexualidade. É bem aquilo, temos que RESPEITAR, mas não ACEITAR.
Sex, 28/01/2011 - 05h02    |    Reportar abuso
Natália Natália
Respeito seu comentario, porem, deveria ter o cuidado quando fala de pessoas Negras. Negro não é \"Preto\" é Negro, Mulato...Menos Preto. Deus Abençoe.
Qui, 27/01/2011 - 20h18    |    Reportar abuso

Na grande maioria das vezes a palavra homofobia é mal aplicada. O radical phobos, do grego, dá ideia de pavor, aversão profunda, medo mórbido. Gays e simpatizantes, erroneamente, usam a tática da rotulação invertida para acusar as pessoas que simplesmente não concordam com o homossexualismo por considerarem essa prática moralmente inaceitável. A verdade é apenas esta. O resto é pura propaganda gayzista para atrair adeptos para suas ideias. Eles é que são heterófobos, pois não aceitam opinião contrária. Não concordar com o sexo via pênis-ânus ou vagina-vagina jamais pode significar homofobia. É apenas o direito sagrado que alguém mais ajuizado tem de preferir a relação pênis-vagina, que é mais adequada e saudável tanto do ponto de vista natural quanto moral e espiritual. O resto é conversa fiada!

Qui, 27/01/2011 - 14h45    |   Reportar abuso
responder comentário
Ja que vamos discutir prefixos e sufixos vale a pena ressaltar que caso o "ismo" , usado de forma pejorativa como no caso da expressão ‘homossexualismo’ um desvio de conduta, ou seja, uma patologia. Agindo assim configuraremos uma inverdade, pois, a homossexualidade não consta como tal em nenhum código de doenças aceito no mundo. Sendo assim, alem de errôneo, é injusto e incoerente seu uso desde a decada de 1970 quando da sua abolição pela OMS.
Ter, 28/06/2011 - 16h56    |    Reportar abuso
Neemias Félix Neemias Félix

Quer dizer que se eu vejo dois homens pelados fazendo troca-troca e fico enojado e constrangido, é porque eu tenho medo? Mais uma dessa turminha que tenta nos enfiar goela abaixo que o homossexualismo é algo legal e bonitinho.

Qui, 27/01/2011 - 08h55    |   Reportar abuso
responder comentário
Lobo Sagrado Lobo Sagrado

Penso que devemos cada vez mais aceitar na nossa vida os homosexuais, eles nascem dentro das nossas famílias e a eregeição não nos leva a lado nenhum, nem toda a gente é hetero em lado nenhum do mundo, esta é a realidade e aceitando nos vai ajudar a conviver com todos e felizes.

Qui, 27/01/2011 - 08h30    |   Reportar abuso
responder comentário
geogina gil geogina gil

Acho lamentável as pessoas se preocuparem em estar certas se é bom ou ruim ser hetero ou homo, o que importa é ser um ser humano bom, respeitoso e honesto independente da sexualidade que só diz respeito a cada um individualmente, não é problema de ninguém...
Vamos todos nos respeitar e teremos um mundo melhor pra viver!! Tem lugar pra todo mundo aqui!!
Um abraço a todos

Qui, 27/01/2011 - 08h28    |   Reportar abuso
responder comentário
Ale Ale

Acho louvável estudos como esse, mas um universo de 39 voluntários está infinitamente aquém de uma amostra que represente o pensamento da sociedade. É quase o mesmo que convocar apenas os próprios parentes. Do mesmo jeito que existem pessoas defendendo o relacionamento homoafetivo, quero ter o direito de manifestar oposição pacífica a esse tipo de relacionamento. Afinal de contas, não sou obrigado a aceitar algo que vai contra meus princípios sob a coação de ser preso por isso.

Qui, 27/01/2011 - 08h12    |   Reportar abuso
responder comentário
uniões homoafetivas não devem ficar à mercê da análise (seja de preferência ou o que for) daqueles que são héteros. é contra os seus princípios? ótimo, não se relacione afetivamente com pessoas do mesmo sexo, ou exclua potencialmente os gays da sua vida. o que as pessoas não entendem é que o não gostar, não querer, não faz a menor diferença. pessoas continuarão nascendo homossexuais, não porque querem ou escolhem este estilo de vida, mas porque é algo que acontece. e conquanto estes permaneçam pagando os impostos que todos pagam, e reconhecidamente consumindo mais do que o outro grupo, a eles deve ser garantido direitos básicos de qualquer cidadão.
Qui, 27/01/2011 - 13h50    |    Reportar abuso
Gustavo Gustavo
Pesquisa questionável Pesquisa questionável

eu sou BI achei muito legal a materia é acho q mostra a realidade de uma população preconceituousae as vezes o proprio preconceito vem d enos mesmo bi.lesbica,gay.... por ter medo de encarar oq somos e aceitar a discriminaçao do mundo acho qq se todos lutar pelo proprio ideal conquistaremos nosso espaço pois SOMOS SERES VIVOS INDEPENDENTE DE NOSSA SEXUALIDADE

Qua, 26/01/2011 - 14h11    |   Reportar abuso
responder comentário
karol karol

O homossexualismo não é uma doença, entretanto a pré-disposição genética favorece muito no comportamento.

Casais gays não podem ter filhos, dependem de métodos artificiais, desta forma perpetuando seus genes(incluindo os genes da pré-disposição ao homosexualismo ).

Podem adotar alguma criança que provavelmente será homossexual por costumes.

Vejo a extinção do homem por conta da baixa taxa de natalidade. Uma humanidade que fica bruscamente menor por conta do homossexualismo será facilmente derrotada por doenças como câncer e aids.

Não tenho nada contra o homossexualismo. O ponto-de-vista citado é uma simples lógica que precisa ser analisada.

Ter, 25/01/2011 - 20h36    |   Reportar abuso
responder comentário
de fato, é uma lógica bastante simplória. se a natalidade mundial vem diminuindo, isto é bom, em termos de perpetuação da espécie. nosso mundo já não dispõe de recursos naturais para a subsistência nos níveis atuais de consumo. um estudo da BBC mostra quem em 2020 seremos 11 bilhões de habitantes. e que em 2030 os primeiros grandes colapsos por falta de água deverão iniciar. desse modo, pensar que o homossexualismo pode aumentar os índices de câncer e aids, é uma burrice científica. assim como presumir que filho de gay, gay é, é desconsiderar teorias comportamentais. afinal, não conheço nenhum gay que o seja por exemplo de outro.
Qui, 27/01/2011 - 13h55    |    Reportar abuso
Gustavo Gustavo
Marcos Marcos

INTERESSANTE A MATERIA E MAIS AINDA OS COMENTARIOS, FICO FELIZ DE PERCEBER QUE A SEU MODO, GOSTANDO OU NÃO TODOS EXPRESAM SUAS IDEIAS,

SÓ ACHO QUE UM POUCO MAIS DE RESPEITO FARIA MUITO BEM A TODOS, TODOS MESMO, SEJA O PROXIMO, A NATUREZA, A VIDA, SÓ ASSIM PODEMOS DIZER QUE SOMOS HUMANOS, POIS HUMANO É AQUELE APRENDE COM OS ERROS.

ABRAÇOS A TODOS

Ter, 25/01/2011 - 15h09    |   Reportar abuso
responder comentário

Parabenizo pela excelente matéria sobre homofobia. A homofobia caracteriza uma sociedade hipócrita e desinformada.

Dom, 23/01/2011 - 20h53    |   Reportar abuso
responder comentário

Optar implica na decisão racional, ou no mínimo pensada entre opções ou alternativas, não necessáriamente duas, podem inclusive ser em maior número. Cada vez que eu leio a palavra opção junto a orientação sexual, fica bastante claro o erro. O indivíduo se orienta pelo seu desejo, e este nasce na complexidade e não em fórmulas simplificadas como a maioria dos leitores e comentadores parecem pensar.

Dom, 23/01/2011 - 00h52    |   Reportar abuso
responder comentário
arqueiro arqueiro

BOM DIA, é incrivel, venho acompanhando esse site e quando é publicada alguma materia sobre sexo em geral ninguem comenta, é só falar de homofobia e é comentarios a rodo.
virou moda, né? todos tem uma opnião, cada um faz oque bem entender da vida.
DIGO, TODOS SOMOS IGUAL, na sociedade na vida profissional,etc... somos seres humanos como todo mundo, já oque cada um faz em quatro paredes é problema de cada um, isso só não pode virar uma tendencia, ou querer ditar que isso é o certo hoje em dia e quem é contra (hetero) está errado. obs: falei contra não quem odeia. obs2: não tem essa mais de pré-conceito, isso já é um conceito, quem não conhece um glbs?? oque eu acho é, temos que julgar ou não as pessoas e oque elas fazem paar melhorar a sociedade e não opção sexual, só que
a fdp da midia foca muito na opção sexual e deixam de lado os valores das pessoas, dai um monte de bestinhas ficam tentando ver quem está certo ou errado e criando atrito, opinião é opinião, cada um tem a sua, assim como a orientação. porque querendo ou não, a natureza nos coloca no mundo de suas formas, homem (com penis) ou mulher (vagina e utero). não temos muitas opções, certo? oque cada um faz com oque recebeu é problema dele.
me descupem alguns possiveis erros, mas isso me deixa muito chateado, sou hetero e isso não influencia no meu dia dia, só na hora de me relacionar sexualmente e é isso que falta.
tenham em mente, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa (sabio japones), não misturem as coisas, hehe. abraço.
obs: medo eu tambem, tenho, mas não da minha opção ou orientação sexual.

Sáb, 22/01/2011 - 10h29    |   Reportar abuso
responder comentário
Acontece que se uma parte grande da humanidade se tornar homosexual, a raça humana simplesmente vai deixar de existir.
Ter, 25/01/2011 - 21h53    |    Reportar abuso
Claudio Claudio

Sobre a reportagem: muito interessante. Foi uma pesquisa séria e pautada no raciocínio lógico científico. E como a maioria dos comentários deve vir de pessoas que não tem idéia do que significa uma pesquisa, é compreensível tamanha ignorância intelectual, cultural e social. Reforço que não é opção sexual porque ninguém opta por ser gay, nasce-se assim. Quem já não viu por aí crianças onde todos os membros da família são heterossexuais e possuem comportamentos tipicamente de algumas pessoas que são homossexuais (afeminada) e por favor não sejam medíocres. Não se escolhe, é uma orientação genética, mas isso é um assunto para uma outra pesquisa e um outro dia.
Quem não consegue conviver sem nenhum tipo de desconforto com um gay pelo simples fato de ele ser gay, realmente possui deficiências e fraquezas que precisam ser trabalhadas e curadas. Ser gay é ser humano, é ser trabalhador, é ser profissional, é ser pai, é ser mãe, é ser irmão, é ser amigo, é ser bom, é ser ruim, é ser honesto, é ser desonesto, é sentir dor, é sentir alegria, é vibrar pelas conquistas alheias e pelas próprias conquistas.... ser gay é ser como qualquer outra pessoa, o fato dela gostar de sexo assim e não assado não o faz diferente de ninguém. Quem não tem pecado que atire a primeira pedra. Quem não erra que dê a primeira lição, quero dizer com isso que certo ou errado, todos nós sempre estamos errando e acertando a vida toda. Já perdi as conta das vezes que não quis ser gay e tentei mudar. Fiz muitas mulheres sofrerem, e tudo por que na minha ignorância eu tinha que resolver o meu “problema gay”, os sentimentos alheios que se lixassem, eu estava tentando ser “homem de verdade”. Até que um dia acordei e me senti homem de verdade, gay, mas muito homem, porque ser homem não é gostar de transar com mulher e ser mulher de verdade não é gostar de transar com homens, é ser antes de tudo honesto e corajoso para enfrentar o preconceito das pessoas que se julgam corretas e superiores, que se acham acima do bem e do mal, aptas para julgar tudo e todos, um exemplo de perfeição. Trair a esposa ou o marido pode, mas ser homossexual é um crime a moral das famílias. Agredir a esposa é correto, afinal o machão nasceu pra mandar e dominar o sexo “frágil’ que é a sua esposa. Ter filhos e abandoná-los ao acaso, no lix, no rio ou na privada do hospital pode, mas o gay não pode adotar porque ele não tem princípios e moral suficiente para educar. Muitos escondem o seu preconceito na chamada ordem moral dos bons costumes. Mas que bons costumes são esses? Que moral é essa que faz acepção de pessoas? Que ética é essa que não respeita as pessoas só porque elas transam com quem querem transar? E a igreja que sempre errou se pauta em um raciocínio pouco lógico dentro da própria teologia. Deus nos criou assim, Ele sabe disso, e Ele nos amou assim. Ah, se as pessoas verdadeiramente conhecessem quem é Deus e como ele ama os homossexuais também, da mesma forma que ama os heterossexuais. E como um corpo, todos os membros e órgãos são diferentes, com funções diferentes, mas nem por isso menos importante, todos são necessários. Lembrem-se os religiosos, vigilantes da moral e protetores da família: Somos um corpo em Cristo.
Vamos parar com essa falsa modéstia moralista da própria soberba calçada no preconceito e na não aceitação própria. Que se aceita a si mesmo, sabe aceitar o próximo porque todos são diferentes. Que continuem não gostando dos homossexuais, mas civilizem-se, contenham os comentários sem fundamento ou fundamentados em falsos alicerces. Vamos aprender a nos amar, para a partir daí amar o próximo como a si mesmo. Mais uma vez, parabéns pela reportagem.

Sex, 21/01/2011 - 16h25    |   Reportar abuso
responder comentário
Marco, educação, cultura no nosso Brasil infelizmente são para poucos. Parabéns pela sua posição diante dessa pesquisa. Fico feliz em me deparar com um texto tão bem escrito e esclarecedor. Algumas pessoas questionam o homosexualismo pelo fato da procriação dizendo que o homem foi feito para a mulher e a mulher para o homem. Agora me responda e os homens que são estéril e as mulheres que não podem engravidar por uma séri de problemas. Essas pessoas não são tão cobradas quanto os homossexuais. As pessoas do mesmo sexo que se amam tem que se esconderem e são tratadas como doentes e as tidas como heteros que matam, batem, são violentas são tidas como normais? Isso é ser normal? Se isso é ser normal quero ser Anormal em nosso Brasil. Quem gosta de rótulo é refrigerante, vamos ser felizes isso é o que importa. Fazer o bem sem olhar a quem. Tenho a certeza que a sua família se orgulha do filho e irmão que tem. E o seu parceiro é uma pessoa de sorte. Grande abraço e fica com Deus. Pois, esse sim só prega o Amor e não tem preconceito.
Qui, 27/01/2011 - 15h05    |    Reportar abuso
Mel Mel

Sobre a reportagem: muito interessante. Foi uma pesquisa séria e pautada no raciocínio lógico científico. E como a maioria dos comentários deve vir de pessoas que não tem idéia do que significa uma pesquisa, é compreensível tamanha ignorância intelectual, cultural e social. Reforço que não é opção sexual porque ninguém opta por ser gay, nasce-se assim. Quem já não viu por aí crianças onde todos os membros da família são heterossexuais e possuem comportamentos tipicamente de algumas pessoas que são homossexuais (afeminada) e por favor não sejam medíocres. Não se escolhe, é uma orientação genética, mas isso é um assunto para uma outra pesquisa e um outro dia.
Quem não consegue conviver sem nenhum tipo de desconforto com um gay pelo simples fato de ele ser gay, realmente possui deficiências e fraquezas que precisam ser trabalhadas e curadas. Ser gay é ser humano, é ser trabalhador, é ser profissional, é ser pai, é ser mãe, é ser irmão, é ser amigo, é ser bom, é ser ruim, é ser honesto, é ser desonesto, é sentir dor, é sentir alegria, é vibrar pelas conquistas alheias e pelas próprias conquistas.... ser gay é ser como qualquer outra pessoa, o fato dela gostar de sexo assim e não assado não o faz diferente de ninguém. Quem não tem pecado que atire a primeira pedra. Quem não erra que dê a primeira lição, quero dizer com isso que certo ou errado, todos nós sempre estamos errando e acertando a vida toda. Já perdi as conta das vezes que não quis ser gay e tentei mudar. Fiz muitas mulheres sofrerem, e tudo por que na minha ignorância eu tinha que resolver o meu “problema gay”, os sentimentos alheios que se lixassem, eu estava tentando ser “homem de verdade”. Até que um dia acordei e me senti homem de verdade, gay, mas muito homem, porque ser homem não é gostar de transar com mulher e ser mulher de verdade não é gostar de transar com homens, é ser antes de tudo honesto e corajoso para enfrentar o preconceito das pessoas que se julgam corretas e superiores, que se acham acima do bem e do mal, aptas para julgar tudo e todos, um exemplo de perfeição. Trair a esposa ou o marido pode, mas ser homossexual é um crime a moral das famílias. Agredir a esposa é correto, afinal o machão nasceu pra mandar e dominar o sexo “frágil’ que é a sua esposa. Ter filhos e abandoná-los ao acaso, no lix, no rio ou na privada do hospital pode, mas o gay não pode adotar porque ele não tem princípios e moral suficiente para educar. Muitos escondem o seu preconceito na chamada ordem moral dos bons costumes. Mas que bons costumes são esses? Que moral é essa que faz acepção de pessoas? Que ética é essa que não respeita as pessoas só porque elas transam com quem querem transar? E a igreja que sempre errou se pauta em um raciocínio pouco lógico dentro da própria teologia. Deus nos criou assim, Ele sabe disso, e Ele nos amou assim. Ah, se as pessoas verdadeiramente conhecessem quem é Deus e como ele ama os homossexuais também, da mesma forma que ama os heterossexuais. E como um corpo, todos os membros e órgãos são diferentes, com funções diferentes, mas nem por isso menos importante, todos são necessários. Lembrem-se os religiosos, vigilantes da moral e protetores da família: Somos um corpo em Cristo.
Vamos parar com essa falsa modéstia moralista da própria soberba calçada no preconceito e na não aceitação própria. Que se aceita a si mesmo, sabe aceitar o próximo porque todos são diferentes. Que continuem não gostando dos homossexuais, mas civilizem-se, contenham os comentários sem fundamento ou fundamentados em falsos alicerces. Vamos aprender a nos amar, para a partir daí amar o próximo como a si mesmo. Mais uma vez, parabéns pela reportagem.

Sex, 21/01/2011 - 16h15    |   Reportar abuso
responder comentário

O nível dos comentários revela o quanto a sociedade ainda precisa aprender. O analfabeto cultural, orientação sexual sim, uma vez que não existe opção. A pessoa se orienta de acordo com o seu desejo e não de acordo com um "orientador".

Sex, 21/01/2011 - 15h05    |   Reportar abuso
responder comentário
arqueiro arqueiro

O que mais me assusta é a preocupação de certas pessoas com vida alheia. Será que estas pessoas vivem vidas tão vazias que necessitam preocupar-se com as opções sexuais dos outros? Creio que quem se importe com a sexualidade do outro ao nível de ser considerado homofóbico deva ser infeliz demais com sua própria vida e opções. Respeito, é só isto que deve haver entre os indivíduos, o resto é fofoca e falta do que fazer.

Sex, 21/01/2011 - 14h59    |   Reportar abuso
responder comentário
Ricardo Noronha Ricardo Noronha

O Sr. Jose R. Rodrigues não tem o mínimo conhecimento a respeito do assunto e do significado das palavras empregadas no texto. Pessoas assim tem o cérebro minúsculo sem espaço para aprender ou conhecer o que querendo ou não está acontecendo no mundo. Achei a pesquisa muito interessante, é sempre bom novo conhecimento. Qualquer tipo de preconceito é burro e mesquinho!! Melhor dois iguais se amando, do que pessoas com a cabeça pequena fazendo "guerra" e causando dor!

Sex, 21/01/2011 - 14h50    |   Reportar abuso
responder comentário
Caroline Caroline

excelente pesquisa, inclusive fala justamente de alguns comentaristas homofóbicos .

Sex, 21/01/2011 - 14h47    |   Reportar abuso
responder comentário
pablo pablo

|Antes de tudo uma pergiunta: Tem camisinha pra por na lingua das lésbicas?Pq se tem gente cheia de DST são elas sabiam?
ESta historia e gay e lesbica ja tomou proporções absurdas, pessoas doentes mentais c/ problemas graves de relacionamento ao invés de irem no psiquiatra ficam em paradas ridiculas pelas ruas. São lésbicas mas uma sempre é machorrona, pq hein? Copia comportamento do homem e mal ainda por cima. Ate quando vai esta de ganhar $ encima desta gente demente?

Sex, 21/01/2011 - 14h27    |   Reportar abuso
responder comentário
Simplesmente lamentavel tal comentário, e pior, totalmente desnecessário.É incrivel como existem pessoas pequenas de alma, maldosas de coração e minusculas de inteligência. Que Deus tenha piedade e perdoe tamanha ignorância. E espero que essa sua revolta com a vida alheia não seja por motivos de falta de amor em casa,tipo frustração.
Sex, 28/01/2011 - 14h24    |    Reportar abuso
Lise Lise

Nada contra a opçao sexual de cada pessoa, o que a maiioria das pessoas nao concordam é com a banalização e a campanha da midia pra faturar em cima, e nao é só sobre opçao sexual e tb sobre relacionamento interracial tb, cada um tem direito de seguir seu caminho, mas a midia nao tem o direito de impor como regra geral, tambem nos generos musicais, o que ta uma lixo atualmente

Sex, 21/01/2011 - 13h58    |   Reportar abuso
responder comentário
claudio claudio

O correto é orientação e nao opção sexual, ok

Sex, 21/01/2011 - 13h51    |   Reportar abuso
responder comentário
Dr Dr

Acho isso uma falta do que fazer. Tanta coisa importante pra ser pesquisanda. E esses doutores procurando tema para fazer discussões não construtiva. O homosexualismo tem que aprender a respeitar o heteroxesual, e não querer impor isso pra sociedade.Se não vai haver uma discriminação contra heterosexual !

Sex, 21/01/2011 - 13h06    |   Reportar abuso
responder comentário
pelos seus erros ortográficos percebe-se antecipadamente sua falta de inteligência, o que se confima com sua tese ignorante
Sex, 21/01/2011 - 14h33    |    Reportar abuso
PABLO MEDEIROS PABLO MEDEIROS
EUu EUu

Então meu comentario foi salvo com sucesso,mas cade a publicação do mesmo?quanta hipocresia!alguem se habilita a discutir o assunto?o meu email esta aí,querem tentar?

Sex, 21/01/2011 - 12h59    |   Reportar abuso
responder comentário
Jose R.Rodrigues Jose R.Rodrigues

Infelizmente alem de mudarem os valores tambem mudam o vocabulo,porque o correto e opção e não orientação sexual,e tambem acho que a palavra homofobia não esta corretamente empregada,porque isso significa fobia generalizada pelo genero humano.Há e se o caso fosse de orientação,quem seria o orientador?

Sex, 21/01/2011 - 12h55    |   Reportar abuso
responder comentário
O orientador é o desejo no sentido psicanalítico, e você que é "tabula rasa" nas suas opiniões ganharia se ficasse calado e não escrevesse tantas bobagens.
Sex, 21/01/2011 - 15h15    |    Reportar abuso
arqueiro arqueiro
se fosse opção , vc poderia optar por ser homo, vc pode fazer isto? Se é que vc seja hétero. Quando foi que vc optou por ser hétero? O orientador é EXATAMENTE o mesmo que orienta os heterossexuais
Sex, 21/01/2011 - 14h38    |    Reportar abuso
pablo pablo
Jose R.Rodrigues Jose R.Rodrigues

Oi pé grande, qual seu telefone ?

Sex, 21/01/2011 - 12h51    |   Reportar abuso
responder comentário
Cacilda Cacilda

acredito que homofobia , é só um nome que criaram , para disseminar esta pouca vergonha, o que realmente existe são pessoas de pouquissima indole querendo enojar as pessoas, e pessoas que prezam os bons costumes, tentando manter o respeito e a educação de seus filhos .

Sex, 21/01/2011 - 12h47    |   Reportar abuso
responder comentário
mario mario

Quem fez essa merda dessa [pesquisa deve ser viado!

Sex, 21/01/2011 - 12h39    |   Reportar abuso
responder comentário
Fabricio Fabricio

Como já era de se esperar, os heterossexuais se sentem incomodados em verem a concretização de um tabu que, infelizmente, molda a "cultura heterossexual". A sociedade precisa aprender que sexo e afeto podem andar juntos e que é possível todo mundo ser feliz.

Sex, 21/01/2011 - 12h29    |   Reportar abuso
responder comentário
Mais um analfabeto no sentido amplo e extremo da palavra, o que comentou aqui e os outros que comentam. A sua intolerância deve ter fundamento religioso, principalmente evangélico pentecostal, o que revela a mesquinhez e a impossibilidade de pensar a vida num sentido mais amplo, enquadrando todos os humanos, inclusive você que é preconceituoso.
Seg, 24/01/2011 - 14h03    |    Reportar abuso
arqueiro arqueiro
Hipocrisia de pessoa com problemas de relacionamento, medos, fobias, que descamba para sexo pervertido, é isto que são os homossexuais querido. Todos cheios de dramas e promiscuos e cheio das DST também. A pessoa nasce H ou M fora disto é ET!! Na raça humana não tem hermafrodita, nas minhocas tem.
Sex, 21/01/2011 - 14h33    |    Reportar abuso
Ildo Ildo
Wagner Wagner

O problema não é de medo. O que irrita em alguns homossexuais é o exagero nas atitudes. Tenho conhecidos homossexuais que agem normalmente como qualquer pessoa. Desses ninguém tem medo ou raiva.

Sex, 21/01/2011 - 12h03    |   Reportar abuso
responder comentário
sei, aqueles que não manifestam sua seu afeto e sexualidade, embora estas manifestações sejam permitadas aos héteros, né/?
Sex, 21/01/2011 - 14h43    |    Reportar abuso
PABLO MEDEIROS PABLO MEDEIROS
Concordo plenamente com vc, o problema são os estereótipos, também conheço muitos homosexuais, que agem como uma pessoa qualquer, e tem um circulo de amizades como qqr pessoa, que vivem como qqr cidadão.
Sex, 21/01/2011 - 13h53    |    Reportar abuso
Sidney Siqueira Sidney Siqueira
Anônimo Anônimo
postar comentário
Termômetro da Relação

Um espaço interativo para você discutir e trocar experiências sobre relacionamento.